quarta-feira, 24 de agosto de 2011

concepções de aprendizagem


Concepções de aprendizagem
Diante das leituras realizadas percebi que cada uma dessas concepções de ensino aprendizagem, apresenta uma caracterização da didática, definindo atividades do ensinar, o papel do professor e do aluno, os métodos, técnicas, materiais utilizados. E que cada educador com sua postura pedagógica e a situação de aprendizagem a ser vivenciada, se apóia em uma das concepções para ensinar e realizar as atividades com os educandos. Na concepção tradicional só correspondia o ato de aprender estava vinculada à memorização e a reprodução de informações dada pelo professor e o educando era visto como recipiente que só recebia o conhecimento.
Segundo Brandão Apud PILETTI,( 1997, P.15-17 ) o professor agitado gesticula e fala. Ele bem sabe que os alunos pouco entendem o que diz, mas além de estar preocupado apenas com a qualidade expressivas do seu próprio desempenho, descansa sobre o acordo que entre ele e os alunos ninguém proclamou, mas todos observam.
Na renovada considera o educando como o sujeito da aprendizagem. O professor colocará o educando como sujeito da aprendizagem, partindo das necessidades e estimulando os seus interesses, para que possa buscar por si mesmo os conhecimentos e experiências.
Na tecnicista reordena o processo educativo, buscando torná-lo objetivo e operacional, na educação tem como papel a promoção do desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários à integração do indivíduo a sociedade.
Acredito que o professor hoje está sempre buscando se adequar as mudanças sociais, as inovações tecnológicas e ter a capacidade de utilizá-las adequadamente de maneira a promover o processo ensino aprendizagem, identificando as necessidades individuais dos educandos, sempre trabalhando nas correções das falhas, para formação integral do cidadão.

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