Concepções de aprendizagem
Diante das leituras realizadas percebi que cada uma dessas concepções de ensino aprendizagem, apresenta uma caracterização da didática, definindo atividades do ensinar, o papel do professor e do aluno, os métodos, técnicas, materiais utilizados. E que cada educador com sua postura pedagógica e a situação de aprendizagem a ser vivenciada, se apóia em uma das concepções para ensinar e realizar as atividades com os educandos. Na concepção tradicional só correspondia o ato de aprender estava vinculada à memorização e a reprodução de informações dada pelo professor e o educando era visto como recipiente que só recebia o conhecimento.
Segundo Brandão Apud PILETTI,( 1997, P.15-17 ) o professor agitado gesticula e fala. Ele bem sabe que os alunos pouco entendem o que diz, mas além de estar preocupado apenas com a qualidade expressivas do seu próprio desempenho, descansa sobre o acordo que entre ele e os alunos ninguém proclamou, mas todos observam.
Na renovada considera o educando como o sujeito da aprendizagem. O professor colocará o educando como sujeito da aprendizagem, partindo das necessidades e estimulando os seus interesses, para que possa buscar por si mesmo os conhecimentos e experiências.
Na tecnicista reordena o processo educativo, buscando torná-lo objetivo e operacional, na educação tem como papel a promoção do desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários à integração do indivíduo a sociedade.
Acredito que o professor hoje está sempre buscando se adequar as mudanças sociais, as inovações tecnológicas e ter a capacidade de utilizá-las adequadamente de maneira a promover o processo ensino aprendizagem, identificando as necessidades individuais dos educandos, sempre trabalhando nas correções das falhas, para formação integral do cidadão.
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